Pequena nota
Recebemos deste nosso
amigo, recentemente o texto que a seguir publicamos após ter sido autorizado pelo autor.
O assunto tratado já o
conhecia de uma maneira geral, pois sempre tivemos interesse por tal temática, tendo-nos
habituado desde bem novo a ouvir especialistas na matéria que pugnavam como
lhes competia pela verdade e não pela fantochada.
O folclore é um
assunto muito sério que obriga a um âmbito muito alargado de conhecimentos e a
uma investigação cuidada, como têm de ser todas as investigações. Esta área
oferece dificuldades, pois segundo pensamos saber, a documentação escrita é
escassa e a oral é muito falível e necessita de confirmação, o que por vezes é
difícil de obter.
Um agrupamento
folclórico não se faz de um dia para o outro, não basta arranjar uns músicos,
enfarpelar as cachopas com saias ou blusas garridas, que ao dançar façam
levantar as saias e arranjar um poeta popular, em que o país é fértil para
escrever umas letras a contento. Isto é, quando muito, um grupo carnavalesco e
neste contexto tudo é admissível.
Este texto serviu para
nós e serve para toda a gente que verdadeiramente se preocupe como o assunto,
ficando assim mais esclarecido.
JV
Em Portugal moram os grupos de folclore “mais
representativos” a nível mundial; mas é também em Portugal que mais de metade
dos grupos “que de folclore se dizem” não têm representatividade. Em parte
porque nunca se promoveu uma ”Educação para a Cultura da Tradição”, porque o
ensino da “cultura tradicional” não entrou ainda no “ensino básico”, porque
mesmo ao nível das cúpulas culturais não se sabe o que é folclore, que a UNESCO
também se designa por “cultura tradicional e popular”. Aliás, muitos são lá por
cima os que consideram “folclore” como coisa de somenos: não ligues que isso
não passa de folclore. Aliás ainda, por que muitos são os que ainda não
aceitaram que o “popular” e o “erudito” são duas faces da mesma moeda—a
Cultura—e que se situam em “espaços” que não em” patamares” diferentes.
Não compreendendo também ainda que até é no popular que se situam os valores
“identitários”.
Pois bem, depois da Secretaria de Estado da Cultura não ter
mostrado interesse pelo projecto que “sem custos” lhe apresentámos (refiro-me
ao anterior Secretário de Estado, que o actual ainda não respondeu), avancei
com a elaboração de um pequeno texto destinado à Escola de Montargil, que foi
elaborado com todo o cuidado e seriedade. A pesquisa de conteúdos e o texto
base é de minha responsabilidade, que entretanto solicitei a revisão ao
antropólogo Dr. Aurélio Lopes que bastante o enriqueceu em especial na forma,
para finalmente a escritora Rita Vilela lhe conferir uma linguagem visando o
público alvo—os alunos dos 4 anos do ensino básico (e naturalmente todos os que
ainda não se iniciaram ou pouco sabem da matéria.
Iniciativa muito interessante a considerou o Dr. Aurélio
Lopes, com formação académica mas também experiência no terreno.
O texto é-vos hoje apresentado, e gostaria de saber a vossa
opinião sobre o mesmo, inclusivamente para o melhorar, se disso for caso.
FOLCLORE?! O QUE É
ISSO?
FOLCLORE é um conjunto de tradições, de usos e costumes
ligados à maneira como os nossos antepassados viviam, no tempo em que a sua
vida ainda não era influenciada pelos usos e costumes de outros povos.
Consegues imaginar um tempo em que “viajar” significava
apenas ir trabalhar para outras terras durante algum tempo?
Nesse tempo, quando “viajavam”, as pessoas podiam trazer ou
deixar uma ou mais danças, canções, provérbios... Alguns ficavam na cabeça do
povo, que os ia adaptando, de maneira espontânea, à sua maneira de ser e de
estar.
Dizem os entendidos que a partir de 1910 tudo o que foi
criado já não pode ser considerado tradição, folclore, mas nós não acreditamos…
pois houve terras onde o progresso chegou mais tarde, e foi o progresso que fez
parar a evolução das tradições.
O que cabe dentro do folclore? Música, dança, canções,
provérbios, anexins… tanta coisa!
PARA QUE SERVE UM
GRUPO FOLCLÓRICO?
Serve para manter vivas as nossas tradições, e também para
mostrar, através do espectáculo, os usos e costumes de antigamente, para que as
pessoas os possam conhecer.
Um grupo folclórico é assim um tipo de MUSEU VIVO.
Mas, para se poder mostrar como as coisas eram realmente, é
preciso que os trajos, as danças, os cantares sejam resultado de uma pesquisa.
Como deves imaginar, à medida que o tempo passa, é cada vez
mais difícil encontrar pessoas que ainda conheceram as pessoas que viviam
nesses tempos… e começa a ser raro encontrar velhinhos que nos possam falar do
tempo dos seus avós. Mas a pesquisa tem de ser feita, não podemos inventar.
HÁ ROUPAS MAIS FEIAS
E OUTRAS MAIS BONITAS…
Não interessa se um trajo de um grupo folclórico é mais ou
menos bonito, o que é realmente importante é que ele seja igualzinho àquele que
usavam os nossos antepassados. E o mesmo se passa com a música…
O outro ponto que temos de garantir é que tudo seja da mesma
época: a música, o “baile”, o traje, os cantares… todas as vivências das nossas
gentes de um mesmo tempo.
SOMOS UM RANCHO !!!
Decidimos chamar-nos RANCHO FOLCLÓRICO DE MONTARGIL. A
designação de GRUPO FOLCLÓRICO também podia servir, mas preferimos o RANCHO
pois, em terras como a nossa, um grupo de trabalhadores era chamado de RANCHO
de trabalhadores. Há regiões onde um grupo de pessoas se chama RUSGA, outras
onde o termo correto é RONDA… na nossa é RANCHO!
HÁ GRUPOS EM QUE OS HOMENS VESTEM
DE IGUAL E AS MULHERES TAMBÉM…
Um “grupo de folclore” representa um povo e este não veste
todo de igual… Porque é que um grupo folclórico havia de vestir?
Trajo ou farda? Os fatos do folclore chamam-se trajo. FARDA
é o que usam a GNR, a PSP, as BANDAS DE MÚSICA, é vestir todos de igual.
NOTA FINAL
Quando vemos um grupo folclórico a atuar estamos a assistir
a um pedaço de História, não estamos preocupados em fazer um espetáculo ao
nosso gosto, estamos a representar os nossos antepassados, gente que viveu
entre 199 e 1920. A
pesquisa é base de tudo, em folclore não podemos inventar. E não conseguimos
recuar no tempo para além dos finais do século XIX.
Isto é apenas o começo. Há tanto a aprender, tanto a
descobrir…
Vestir um trajo é transformar-se numa personagem de outros
tempos… e, enquanto fores uma “personagem antiga”, não podes usar coisas modernas,
só da altura que o traje representa.
Se usas pinturas, brincos, pulseiras, relógios de pulso, rabo-de-cavalo,
se te comportas com alguém do teu tempo… ninguém vai acreditar em ti.
Texto elaborado para as aulas de “Iniciação ao Folclore”, na Escola Básica Integrada de Montargil, facultativo e para os primeiros três anos de escolaridade