sexta-feira, 14 de junho de 2013

O adeus à Freguesia do Pereiro

Aspecto da Feira de S. Marcos em 2013. Foto JV

Com as próximas eleições autárquicas formaliza-se a extinção de muitas centenas de freguesias no país.

Diz-se que é imposição da “troika”, que acaba por mandar com grande austeridade neste país.

A centenária freguesia do Pereiro constituía um marco importante na divisão administrativa do concelho.

A sua situação geográfica era a mais central a nível concelhio. O seu grande orgulho era a Feira de S. Marcos que depois de uma pequena romaria se transformou numa das maiores Feiras de toda a Serra do Algarve.

Era aqui que desde os seus primórdios se transaccionavam as produções locais desde o gado ao artesanato, com relevo para os panos saídos dos teares existentes em todas as aldeias do concelho.

A primeira estrada construída no concelho teve lugar após a “cheia grande” de 1876 / 77 e para minorar a situação difícil em que a população ficou, ligou a Vila à aldeia do Pereiro.

A sua atracção cinegética vem de tempos recuados, em especial quanto a lebres, mamífero corredor próprio das zonas planas (achadas).

Foram importantes os seus “mestres” em várias áreas, nomeadamente na ferrajaria.

Os seus lojeiros ambulantes ainda eram bem conhecidos em meados do século passado.

Ainda que seja modesto, a freguesia do Pereiro é a única que possui um trabalho tipo monográfico, a única que o fez em todo o concelho e uma das únicas em toda a serra algarvia. Ficará assim, para lembrar aos vindouros,o que foi a freguesia.

A rotunda e os arranjos no rossio da aldeia, espaço de feiras e mercados, constituíram “sopas depois de almoço”.

Fui assistir à última Feira de São Marcos sob administração da Junta de Freguesia do Pereiro. Como é natural, vai-se notando uma quebra em relação a alguns anos atrás.

Eu, que aprendi a distinguir com os alcoutenejos aldeia de monte, pergunto-lhes agora: É o “monte” do Pereiro ou a aldeia do Pereiro?

Espero que outro poder político restaure a centenária freguesia do Pereiro, concelho de Alcoutim.