domingo, 4 de outubro de 2009

História de Portugal - I Vol. (1080-1415)



Pequena nota

O Escaparate de hoje necessita de uma pequena nota introdutória. Iremos referir a “Monumental” HISTÓRIA DE PORTUGAL (em publicação) do Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, cujo I Volume apareceu nos escaparates em 1977, encontrando-se já publicados dezassete.

Destes, doze trazem referências a Alcoutim, acontecendo isso nos primeiros 10 volumes que chegam até 1910. A partir daí, o valor histórico de Alcoutim começa a declinar até aos dias de hoje.

Que eu saiba, mais nenhuma obra do tipo faz tantas referências a esta pequena vila do Guadiana e ao seu concelho.

Trata-se de uma Edição VERBO.

Iremos referir sequencialmente os volumes que têm referências a Alcoutim e o seu tipo.

Procuraremos intercalar com outras obras para se tornar mais leve a leitura.



O I Volume que abrange o período de 1080 a 1415 (ESTADO, PÁTRIA E NAÇÃO) refere a Pág. 285 - Guerras com Castela (1369-1370 e 1372-1373) e lá vem, como todos os historiadores fazem, as Pazes de Alcoutim que sempre considerámos o acontecimento histórico mais importante passado na pequena vila raiana. Até hoje, como várias vezes temos comentado, nenhum Edil se lembrou de deixar tal acontecimento lavrado numa placa em qualquer lugar da vila.

Uma outra referência é feita a Pág. 358 - Pescas e navegação costeira. Ligado à actividade costeira prende-se o problema das saboarias. Aqui se refere a concessão de D. Fernando em 7 de Julho de 1376 ao seu Almirante Lancerote de França das saboarias pretas de Tavira, Castro Marim e Alcoutim.