segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Três alcoutenejos de verdade


A Câmara Escura de hoje apresenta três alcoutenejos de verdade, pois nasceram os três na pequena vila de Alcoutim, à beira do Guadiana.

Quem sabe quem são? Não será fácil.

A fotografia deve ter sido tirada à volta de 1937, mais ano, menos ano.

O mais velho, já não é propriamente um menino, mas sim um rapaz. Parece que está a fazer continência, com estilo militar e chamava-se Fernando. O menino, que está como condutor do bólido e teve sempre tendência para a condução, dava pelo nome de João e que, apesar da falta de qualidade da fotografia, como era próprio da época, se olharem bem para ele, conhecerão.

A menina, a mais nova, de sapatinho e peúgo branco, tal como o casaco e que parece ir à boleia, dá pelo nome de Marina.

A fotografia é tirada no quintal da casa do Dr. Dias e trata-se dos saudosos amigos, Fernando José Lopes Dias, fundador do Grupo Desportivo de Alcoutim e 1º Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Alcoutim, após o 25 de Abril e o Dr. João Lopes Dias, ilustre clínico que tanto trabalhou em prol da população alcouteneja que contava só com a sua vontade de servir e competência médica.

A menina é a Professora Marina Ramos Themudo, doutorada em Filosofia e que exerceu a sua actividade na Universidade de Coimbra, felizmente ainda entre nós.

Foi ela que teve a amabilidade de nos ceder a fotografia. Bem-haja por isso.

Deste “bólido” já me tinha falado o nosso amigo e colaborador Eng. Gaspar Santos que agora o irá recordar.