quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Potes para azeite


O azeite, óleo extraído da azeitona, é a gordura vegetal produzida principalmente na região do Mediterrâneo.

A oliveira espalha-se por todo o país não se dando na faixa marítima e nos lugares de maior altura.

O azeite produzido no concelho de Alcoutim era armazenado em potes de folha-de-flandres feitos artesanalmente pelos vários latoeiros então existentes no concelho.

Eram todos da mesma configuração, a parte inferior tinha o feitio de um cilindro, com a altura cerca do dobro do diâmetro, seguindo-se um tronco de cone de base igual à do cilindro, sendo a outra de metade do diâmetro desta. A parte restante e que diz respeito à tampa, é um cone muito achatado. A tampa funciona através de uma dobradiça, havendo para o necessário ajustamento um considerável rebordo.

Todos os potes têm no seu interior, logo à entrada, uma espécie de pequeno gancho para se colocar um púcaro, normalmente de esmalte que servia para retirar azeite. Quando isso acontecia, levava-se sempre um prato para aproveitar o azeite que ia escorrendo do púcaro.

Todos os potes eram pintados para evitar que a ferrugem os atacasse provocando roturas e perdendo-se o azeite.

Os potes mais pequenos eram de três alqueires de azeite. Alqueire, do árabe al-kail era uma antiga medida de capacidade para secos e líquidos e que variava de zona para zona e o alqueire de sólidos tinha uma capacidade diferente dos de líquidos.

A partir de 3, havia potes para seis, oito, dez e até vinte alqueires.

Apesar da maioria da azeitona ficar nas oliveiras, pensamos que aqueles que ainda utilizam o azeite da sua colheita o armazenam nestes potes.