sexta-feira, 20 de julho de 2012

Balança romana ou de vara

Este tipo de balança para determinar o peso de um corpo em relação a uma certa unidade, normalmente o quilograma, foi bastante usado no concelho de Alcoutim onde havia, pelo menos um, mestre na sua feitura, sendo considerada muito eficiente e conhecida no concelho e redondezas. Não era qualquer ferreiro que a fazia.

 Tudo isto, apesar de os corpos a que se destinava a sua utilização não necessitarem de grande precisão.

 Ainda que fossem necessárias três pessoas para o seu manejo, o transporte era muito cómodo.

Os porcos e outros animais, depois de limpos, passavam pela sua avaliação tal como as sacas de produtos agrícolas como amêndoas, alfarrobas, batatas, trigo, etc.

É constituída por uma barra de aço facetada, de secção quadrangular na qual estão inseridas ranhuras equidistantes, um peso designado pilão e três ganchos.

Para graduar a vara, colocava-se um cursor num ponto em que o travessão ficasse horizontal sem que houvesse nenhum corpo suspenso. Esse sítio, o de equilíbrio, era marcado como ponto zero.

Agora com o auxílio da suspensão de um peso de 10 kg repete-se a manobra e quando se obtiver a horizontalidade da barra, no lugar em que estiver o peso suspenso outra ranhura marcará 10. Obtida a distância entre o ponto zero e o ponto dez, esta será dividida em dez ranhuras absolutamente à mesma distância umas das outras, significando assim, que a deslocação de uma para a outra a variante é de um quilo. A graduação da barra continua e normalmente estas balanças estão graduadas para pesagem até 150 kg. ainda que as haja até 100.

O pilão que pesa um quilo e se vai deslocando até ao equilíbrio, está suspenso de um gancho aguçado de maneira que se possa fixar nas ranhuras.

Para a sua utilização, como já se disse, eram necessárias três pessoas. Metia-se um pau bastante forte num dos ganchos que depois era elevado por dois homens. A terceira pessoa ia mudando o pilão até encontrar o peso certo.

Admitimos que o nome tenha a ver com o povo que a teria introduzido no país.

Pesando o cevado. Foto LM, 1997