segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma mulher que virava o mundo do avesso!

 

Aqui estamos mais uma vez na vila de Alcoutim e possivelmente entre os anos 1955 / 1965.

Como muitas vezes acontece a fotografia tem por fundo Espanha, notando parte de Sanlúcar e o castelo. Reparar que o castelo de S. Marcos (Espanha) fica em frente da ribeira de S. Marcos (Portugal). Como se vê, o culto do santo é comum.

Trata-se de um grupo que algumas vezes já aqui apresentámos, quando o tempo era propício, aproveitavam o dia, domingo ou dia santo, para o passar no campo a coberto de sombra convidativa e isto acontecia, principalmente, nas margens da ribeira.

Seriam necessário mais uns tantos anos para irmos conhecer Alcoutim mas ainda contactámos alguns dos “figurantes” que reconhecemos.

Naturalmente e depois de tantos anos decorridos, alguns já não estão entre nós, mas outros “teimam” e bem por cá continuar.

Que nós saibamos, pelo menos uma das figurantes continua vivendo na vila de Alcoutim e sempre com a mesma boa disposição e vivacidade.

Estes piqueniques eram uma forma económica de passar o pouco tempo disponível que se tinha alicerçado no convívio. Acontecia aqui e por todo o país.

Mas de tudo o que nos é dado observar na fotografia, algo se evidencia, sem qualquer dúvida, a posição de líder e matriarcal de todo aquele conjunto. Não é por acaso que aparece como figura central na fotografia e detém a cesta dos “comes e bebes”, ainda que haja outra.

É que se trata, como está patenteado e como o seu neto bem a define de uma mulher que virava o mundo do avesso!