sexta-feira, 13 de julho de 2012

Meias de linha



Praticamente todas as mulheres do concelho de Alcoutim sabiam fazer destas meias, o que aconteceu até meados do século passado. Hoje só alguma alcouteneja mais idosa as saberá fazer ainda que não utilize essa prática.

Eram resistentes e próprias para usar com o calçado grosso que toda a gente do campo usava, pois as outras, de compra, além de se tornarem caras, rompiam-se com facilidade.

Faziam-se com cinco agulhas e no primeiro quartel do século passado muitas mulheres na aldeia de Giões se dedicavam a este trabalho como complemento de outros proventos que tinham, funcionavam muito como a tecelagem.

Se muitas eram brancas, outras eram de cor e por vezes com enfeites de várias cores, conforme a habilidade e o gosto de quem as fazia.

As que a fotografia apresenta foram feitas por D. Ilda Mestre do monte de Tacões, localidade muito vocacionada para a pastorícia e tecelagem.

Depois de não estarem em condições de servir para o que foram criadas, o fio era aproveitado para tecer com outros toalhas de mão. Era assim o espírito económico da época, em oposição ao que hoje acontece.