domingo, 25 de novembro de 2012

Os saca-rabos

 
Na nossa região de origem, nunca tinha ouvido falar em tal e não fazia parte do nosso vocabulário. Foi em Alcoutim que o aprendemos.

Este carnívoro de porte médio (2/3 quilos) desenvolve a sua actividade principalmente de dia e é frequente no Alentejo e no Algarve, ainda que ultimamente já tenha sido visto mais para norte. Parece ter sido introduzido na Península Ibérica pelos árabes que o terão trazido do Norte de África.

Distribui-se pela Ásia Menor, África e Sul da Europa, foi muito querido pelos antigos egípcios, pois era devorador de ovos de crocodilo. Parece ter origem na Etiópia.

É conhecido também por mangusto e escalavardo.

O corpo é alongado e de aspecto fusiforme, focinho pontiagudo, patas curtas e cauda bastante longa, podendo chegar a 50 cm de comprimento.

As orelhas são pequenas e os olhos redondos, pequenos e de cor de âmbar.

Os machos distinguem-se das fêmeas por serem um pouco maiores. A cor da pelagem é entre o cinzento-escuro e o castanho, sendo a ponta dos pêlos cinzenta prateada. No Verão a pelagem é mais curta, escassa e clara.
 
Saca-rabo vítima de cães no concelho  de Alcoutim
em 1989. Foto JV
Alimenta-se de ofídios, pequenos mamíferos, principalmente roedores, insectos, anfíbios, ovos, aves, peixes e até vegetais, contudo, a sua presa preferida é o coelho.

Na primeira metade do século XX devido à Campanha do Trigo que deu origem à eliminação de muito matagal mediterrânico, a espécie regrediu, mas com o abandono dos campos, os matagais recrudesceram e a espécie voltou a expandir-se, já se encontrando alguns exemplares mais a norte do país. A configuração do seu corpo e mais características são próprias destes ambientes.

Procuram as proximidades de linhas de água, já que a água é indispensável à sua manutenção.

Utiliza como toca as luras abandonadas pelos coelhos, que através das suas fortes garras adaptam ao corpo para além de grutas de difícil acesso.

Acasalam na Primavera e a gestação é de cerca de 80 dias e de 2 a 4 crias. Os machos são poligâmicos, podendo fecundar várias fêmeas. As crias estão com a mãe, cerca de um ano, até à nova ninhada. O macho participa nos cuidados parentais. Com três meses acompanham a fêmea na caça e alcançam a maturidade sexual no segundo ano de vida.

A fêmea tem apenas uma ninhada por ano.

Ao acompanharem a mãe, as crias seguem em fila indiana, cada uma com o focinho por baixo da cauda da que a precede e daí o nome de saca-rabos.

Em Alcoutim vimos dois exemplares, o que a fotografia apresenta e que foi vítima de cães. O outro vimo-lo numa jaula e desconhecemos o destino.

Os alcoutenejos faziam-lhe crua guerra.

_______________________________________