sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Rotunda dos Bombeiros ou rotunda do Desleixo?


(PUBLICADO NO JORNAL DO BAIXO GUADIANA DE 2007.01.00 Nº 83 Pág.2)

 
Quando procuramos conhecer uma terra ou uma região em passeio turístico, não deixamos de observar com cuidado tudo o que se nos oferece, passando pela parte monumental e artística, a verificação da harmonia do tecido construído e respectivas características, a existência e o tratamento de zonas verdes, a preocupação dos serviços de higiene e a afabilidade de suas gentes, entre outros aspectos e conforme a sensibilidade de cada um.

Vem isto a propósito do novo acesso criado à vila de Alcoutim que evitou umas tantas curvas mas que acaba por ir parar ao mesmo sítio, já que a circulação pelas ruas medievais se torna complicada, principalmente para veículos maiores. Ultimamente e pensamos que bem, foi instituído um único sentido o que facilitou um pouco mais a circulação.

O novo acesso veio beneficiar o campo de futebol, penso que sem qualquer utilização, e principalmente o Quartel dos Bombeiros, o que se tornava indispensável.

Não vou comentar o grau de inclinação que a estrada apresenta e se assim foi executada é porque tecnicamente é admissível.

Optou-se pela criação de uma rotunda, para mim talvez um pouco exagerada, sistema nos últimos tempos muito utilizado e com vantagens muito consideráveis em relação aos cruzamentos. Em certos sítios usaram e abusaram das rotundas, podendo algumas ser dispensáveis. Contudo, há situações em que admira ainda não terem sido criadas. Por passar nestes últimos dias por um desses locais, verifiquei com satisfação que já existia uma rotunda.

Ainda que o IC 27 lhe tenha tirado muito movimento, parece-me que às Quatro Estradas, a criação de uma rotunda seria muito vantajosa, tal como aconteceu em relação a Martim Longo.

A Avenida dos Bombeiros já foi inaugurada, como atesta a placa instalada e consequentemente a rotunda também o teria sido, à qual se terá atribuído o mesmo nome.

Quem visitar pela primeira vez Alcoutim e utilizar aquele acesso que é recomendado, a primeira impressão não vai ser positiva, pelo contrário, a rotunda será por ele baptizada como a Rotunda do Desleixo, pois nela grassa a erva daninha! E isto nada tem a ver com verbas elevadas, tem a ver com o bom senso, com o bom gosto, com a sensibilidade de cada um. Bastaria um simples arrelvamento para tudo modificar. E os arbustos geometricamente cortados e as flores coloridas? E os loendreiros? Penso que a Câmara Municipal tem nos seus quadros funcionários aptos para estes serviços.

Estará a rotunda esperando que apareça um “Marquês de Pombal” ou um “Sousa Martins”? Talvez.



 
Pequena nota

Publicámos este pequeno texto em Janeiro de 2007como crítica construtiva àquilo que observámos no acesso principal da Vila de Alcoutim, juntando uma fotografia elucidativa daquilo que afirmávamos.

Tempos depois, que eu não posso precisar, aquilo que considerámos um desleixo foi rectificado o que certamente nada teve a ver com a opinião manifestada como sempre acontece em casos desta natureza (!!!).

O aspecto da rotunda passou a apresentar-se com decência e isso é importante para quem chega.

Na nossa modesta opinião e não passa disso, a decoração da mesma é triste com a apresentação de cores escuras que se junta ao negro da prensa industrial, sendo excepção o branco dos cilindros de pedra. Havia outras hipóteses. Entretanto a prensa apodrece e será a altura de colocar “um marquês de pombal”.

O lado direito da estrada que presumo ser património municipal continua em bruto, salvo se entretanto recebeu algum melhoramento.

Não é preciso ser engenheiro, arquitecto ou doutor para conceber a decoração de uma rotunda como esta, basta ter bom gosto.