sábado, 19 de junho de 2010

2º Aniversário




Passa hoje o 2º Aniversário do ALCOUTIM LIVRE!
É altura de fazer balanço e tirar conclusões.

Se na passagem do 1º ano de existência o balanço que aqui fizemos se pautava pela positiva, pelas razões que apontámos, o que agora iremos fazer ultrapassa todas as nossas conjecturas.

O número de “postagens” já ultrapassou o meio milhar o que revela um ritmo que inicialmente considerávamos difícil de alcançar devido aos propósitos em mente e que têm sido mantidos.

Criar um blogue é tecnicamente fácil, mantê-lo já é mais difícil e quando a temática a abordar não passa pelas vulgaridades, tem algum sentido técnico e praticamente tem por base quase exclusiva o concelho de ALCOUTIM, um dos mais pobres e atrasados do país, a dificuldade naturalmente aumenta.

Uma das alusões que nos são feitas com frequência é de como é possível escrever tanto sobre uma pequena vila e um concelho quase desertificado onde além das badaladas festas e das várias feiras (artesanato, da perdiz e do queijo fresco, etc.) só se ouve falar da luta contra o tabagismo e alcoolismo, além das operações às cataratas e fornecimento de aparelhos auditivos!

A possibilidade está demonstrada nas “postagens” efectuadas e que constituem já mais de 2000 páginas A/5 organizadas em sete volumes.



Enquanto no 1º ano de existência as visitas em números redondos foram 4.500 e uma média diária de 12,5, neste 2º ultrapassaram as 14 mil cifrando-se a média em 38,9 o que não deixa de constituir um aumento muito considerável de visitas.

Como não podia deixar de ser o tema Geral foi o que teve mais entradas, seguindo-se o Espaço dos Amigos com 57 (10 do 1º Ano mais 47 do segundo) tendo sofrido assim um aumento significativo com grande vantagem para os visitantes/leitores que têm ao dispor maneiras diferentes de escrever e ver as coisas. De três colaboradores passámos a sete o que é elucidativo. Dos sete, só três são alcoutenejos.

Possivelmente estes textos acabavam por perder-se se não existisse o ALCOUTIM LIVRE e há abordagens extremamente importantes do passado alcoutenense que irão constituir, estou certo, no decorrer dos tempos, pontos de apoio de investigação académica.

A Câmara Escura manteve o seu ritmo e consideramo-lo um espaço agradável (52) e a Etnografia subiu bastante (51).

O 5º lugar é representado pelo Escaparate que manteve o seu nível de intervenção tentando apresentar aos visitantes/leitores nomeadamente obras que se referem a Alcoutim.

Uma das rubricas mais procuradas é a de Montes do Concelho que no 1º ano teve treze intervenções, enquanto no 2º aumentou para vinte e quatro o que é importante pelo que já foram abordados 37 “montes”.

Já completámos as freguesias de Alcoutim e Giões e mais de metade das freguesias de Martim Longo e Vaqueiros.

A freguesia do Pereiro pelo que já aqui dissemos é um caso especial.

As Figuras do Baixo Guadiana naturalmente que desceram a nível de intervenção pois vão-se esgotando e por vezes não dispomos de tempo para efectuar pesquisas. De 25 passámos para 10.

Os Ecos da Imprensa, rubrica que achamos de interesse, principalmente para os mais novos, manteve o mesmo nível de intervenção.

Especiais são uma amálgama de assuntos que abrange várias temáticas.


Entretanto criámos um novo tema designado por Templos, que penso se justificava e conta 17 entradas, estando próximo do seu esgotamento.

Não podemos deixar de referir os visitantes originários de outros países, mantendo-se com maior intervenção, como é natural pela sua população e língua, o Brasil, de onde diariamente recebemos visitas, seguindo-se a distância considerável a vizinha Espanha.

Presentemente temos visitantes de 45 países.

O ALCOUTIM LIVRE só existe porque tem visitantes/leitores em número suficiente que o justifique. É para eles que aqui estamos. O nosso MUITO OBRIGADO pelas visitas e pela divulgação.

CRITIQUEM, APOIEM E DIVULGUEM O ALCOUTIM LIVRE, UMA VOZ LIVRE NO DESERTO SERRANO.

Pequena nota
Iremos fazer mais duas abordagens em “postagens” seguintes sobre o segundo ano de vida.
JV