segunda-feira, 21 de junho de 2010

A voz dos visitantes/leitores

Quem escreve fá-lo para ser lido é uma máxima conhecida. Ninguém escreve para si próprio e não se escreve para meter na gaveta. Quando isso acontece é por não terem sido criadas condições para a sua divulgação e pelos mais variados motivos.

Esta segunda abordagem do 2º Aniversário do ALCOUTIM LIVRE tem a ver com esse aspecto e se torna no nosso tonificante que nos fornece a força necessária para continuar nesta “cruzada” em defesa de ALCOUTIM E DO SEU CONCELHO e em oposição a todos os que se dizem servir Alcoutim mas que no fundo sempre e só se têm servido de Alcoutim.

Conhecemo-los pelo menos desde 1834, apresentando todos as mesmas características que passam despercebidas a muita gente, mas a nós, NÃO.

Variadíssimos visitantes/leitores quiseram e tiveram a amabilidade ao longo deste último ano de nos enviar as suas opiniões sobre o trabalho que aqui temos vindo a realizar. Extraímos das suas missivas as partes que consideramos mais significativas, omitindo como se impõe, a sua proveniência.

Diremos que são muito raras as pessoas que conhecemos, talvez duas ou três e aqui não estão incluídas as cartas-papel que nos foram enviadas e muito menos as opiniões expressas oralmente e que têm sido algumas.

Além de Portugal, temos conhecimento de outros países de origem como é o caso do Brasil, França e Espanha.

Pedimos desculpa pela não apresentação de um ou outro e-mail que se tenha perdido involuntariamente, mas garantimos que não foi nenhum que tivesse manifestado opinião contrária às que iremos seguidamente apresentar.

Aqui vão.

Vamos intercalar com itálico para mais facilmente se separarem.


nem imagina a minha surpresa ao descobrir o seu blog, um tesouro perdido nas "ondas" da internet e que, sem sombra de dúvida, tem que ser mais divulgado!
(...)
Obrigado pelo artigo sobre (...)
E ... um grande obrigado pelo que está a fazer por Alcoutim!

Sou seguidor assíduo do blog e aproveito para lhe endereçar as maiores felicitações pelo excelente trabalho que tem desenvolvido com notório prazer e enorme profissionalismo.
(...) consulto também o blog, todos os dias, cuja actualização é permanente, praticamente diária, existe sempre algo para ler com prazer. (...) É evidente que gosto muito do que escreve sobre Alcoutim, sobre o passado, sobre o presente e sobre as suas gentes, das quais faço parte. (...) Desejo e endereço-lhe felicidades na continuação desse sucesso, dessa realização pessoal, na esperança que não seja única na sua vida e de igual forma extensível à sua família.


Confesso-lhe que “a minha alma está parva” pela sua perspicácia na descoberta destas “relíquias”, ainda por cima para quem chegou a Alcoutim nos finais da década de 60! Como diz o nosso povo, o Senhor é pior do que “piolho em costura”! Os meus parabéns (...) Penso que quem tiver agora 70 anos talvez saiba que existiu uma Sala de Teatro, mas tenho sérias dúvidas de que tenha conhecimento de que a Banda existiu!)
(...)
Com as minhas desculpas por esta longa resenha, os meus melhores cumprimentos (...) e o meu Grande Obrigado uma vez mais quer pelos belos momentos que pessoalmente me vai proporcionando, quer fundamentalmente pelo excelente trabalho que está realizando sobre Alcoutim e as suas gentes. Continue amigo!!!
(...) conservo daquele tempo a imagem de um homem rua abaixo rua acima quase sempre solitário, com vestes de tons escuros que lhe davam um ar austero e de poucas brincadeiras tão diferentes das dos homens da nossa terra, mas que afinal não eram senão o tradicional fato e gravata a que estávamos pouco habituados e de comentarmos entre nós, rapazolas de 18/20 anos: «estes tipos de fora só cá aparecem para namoriscar as moçoilas mais bonitas da nossa terra»... Afinal foi um casamento feliz para Alcoutim!!!


Tendo alguma relação com a região de Alcoutim (minha mãe era natural (da freguesia de Giões), tenho encontrado o seu nome e o seu trabalho relacionado com essa zona com bastante frequência pelo que, para além da curiosidade, sendo você natural de Santarém, gostaria de estabelecer algum contacto consigo se tal lhe for possível com vista a possível colaboração e troca de informações sobre a «minha» terra.

Felizes as mais pequenas terras quando, embora tão pequenas, têm quem as saiba conhecer e ver nelas algum valor.
Por isso, escritos e testemunhos como os que vem oferecendo sobre Vaqueiros, Malfrade, Zambujal (...) Preguiças, Alcaria Queimada, são uma manifestação de Justiça, contra o esquecimento a que vai sendo votada – cada vez mais e, parece, sem retorno – uma parte tão grande de Portugal.
Poucos, muito poucos, se incomodam com esse «desaparecimento».
(...)
Talvez um dia assistamos ao renascimento dessas parcelas do nosso país, talvez. E, se tal ocorrer – acreditemos – em muito se ficará a dever a esforços como o seu: mourejar austero e atento, de entrega e persistência.
(...)
Tenho seguido e continuo a seguir, com especial prazer e atenção, o que nos tem oferecido no seu blogue.
Renovo os meus agradecimentos por tal lição (e fico esperançado que reúna meios para continuar a publicar em papel).


... muito obrigado pela atenção dispensada, continue a postar coisas interessantes.

Sigo o seu blogue há alguns meses, assim vou tendo notícias da terra de minha mãe e minha, já que passo muito tempo sem aí me deslocar.
Saí de Alcoutim com 8 anos, mas recordo com muita saudade a terra e as suas gentes, muitos ainda vou encontrando, um alcoutenejo reconhece sempre outro em qualquer parte.
Hoje quando li da morte de D. Miguel, vieram-me à memória as idas a S. Lucar para fazer compras à mercearia de D. Miguel onde éramos sempre tão bem recebidas por ele e sua filha Angélica, realmente a vida passa tão depressa.
D. Miguel é certamente uma pessoa que vou recordar com carinho e saudade.


A moderna tecnologia me permitiu conhecê-lo através do seu Blog - foto, biografia, artigos, etc, evidenciando tratar-se de pessoa de excelente formação e interessado na memoria cultural.
Apreciei muito o conteúdo do Blog, de forma especial, por conhecer o Alentejo e ainda Alcoutim onde estive em 2005 (...)
Tal identificação ocorreu em decorrência do artigo: CAIS NOVO-Alcoutim da lavra do competente amigo e Eng. Gaspar Santos que de forma precisa retrata tão significativa obra no contexto histórico de Alcoutim em detalhes que atestam a sua sensibilidade para com a memória da sua terra natal.
Uma maravilha, voltei no tempo e imaginativamente revivi minha estadia em Alcoutim, sentindo a beleza do Guadiana.
Obrigado pela oportunidade,
Seu admirador,


Permita-me estender um cumprimento honrado pela forma digna e exaustiva que publica assiduamente e dá a conhecer o nosso Alcoutim!
(...)
Desde que há algum tempo que acompanho as suas obras literárias e recortes de artigos de jornais, mas recentemente descobri que aderiu às novas tecnologias e com este blogue “Alcoutim livre” Os meus parabéns!
(...) Um bem-haja e boa continuação do excelente trabalho que nos acostumou e nos brinda, porque deste lado de cá, fico à espera de mais.

Ontem de noite, já madrugada como é hábito, lá estive em contacto consigo, no seu blogue.
(...)
Meditei sobre tamanha arte de ter uma escrita leve e directa, que tem um perfume qualquer, que cheira a qualquer coisa que me encanta, mas não encontro, que provém talvez da Lezíria ribatejana, ou da serra algarvia, enfim um dia hei-de confirmar.
(...)
A certo passo do seu balanço, dei por mim a meditar, naquela sua frase " Quanto é difícil ser livre!


Como lhe disse, o seu blogue está interessantíssimo, esse seu trabalho de recolha da memória, tanto escrita como oral (e a sua experiência neste campo específico é tão importante), como me aguçam e despertam a curiosidade! (e a vontade...) Os blogues costumam ser tretas, as pessoas precisam de dizer coisas, mas nem sempre têm coisas (ou ideias) para dizer. Esta é a verdade.

(...) excelente trabalho o dos templos de Alcoutim (concelho)
(...) gostaria de saber se existe levantamento / trabalho da ermida da N.ª Srª da Conceição em Alcoutim, e se está publicado na sua página, pois não o encontrei.


Consulto o seu Blog e o livro sobre Alcoutim e tenho obtido informações que para mim são importantes, uma vez que sou investigadora (preparo a tese de Doutoramento em Sociologia) (...)
(...) Espero que surja a oportunidade de conversarmos um pouco quando vier a Alcoutim.

Parabéns pelo seu blog. Acredite que é um testemunho histórico que muito aprecio. Tenho aprendido muito com ele e tenho conhecido pessoas maravilhosas que nem sabia serem de Alcoutim.

Foi com grande satisfação que tomei conhecimento, há poucos dias, (...) do seu blogue e do qual já sou visitante regular e terei imenso prazer em divulgar.
(...)
Hoje, como tive mais tempo, penso que visitei todas as suas mensagens e as histórias e origens dos «Montes» tendo-me escapado o (...) da freguesia de Martinlongo (onde nasci e vivi até aos 11 anos de idade) (...)
Termino esta mensagem com um MUITO OBRIGADO pela obra desenvolvida pelo concelho de Alcoutim e desejo-lhe muita, muita saúde para poder continuar.
Um seu grande admirador,

Porque é de interesse para a história da Guarda-fiscal que tentamos preservar, associamos artigo do blog "alcoutim livre" ao nosso.

Nesta tarde cinzenta e chuvosa, quando navegava pela net, tropecei no "Alcoutim livre", surpresa que constitui sempre uma alegria, para qualquer alcoutenejo que disso se orgulhe. Cliquei na opção "montes", mas não encontrei o "meu". O "meu" monte é (...), aglomerado que, como a maior parte deles, foi atingido pelo vírus da desertificação. Hoje, só lá vivem quatro famílias, num total de seis ou sete pessoas. Foi lá que nasci, fará depois de amanhã 55 anos! Passei lá os primeiros quatro anos da minha existência e, até por volta dos meus dezassete anos, passei lá quase todas as minhas férias.
(...)
Muitos parabéns pelo seu inestimável trabalho, em prol de Alcoutim.

(...) acabei de conhecer o seu blog e devo admitir que adorei. Vivo em França e os meus avós eram originários do (concelho). Neste momento estou pesquisando para encontrar informações sobre a minha genealogia e a história dos meus antepassados. Queria-lhe perguntar se me podia indicar algumas referências bibliográficas sobre (...). Fico a saber muitas coisas graças ao seu blog e agradeço-lhe pelas informações que transmite.

Gostaria de o felicitar pelo fantástico Alcoutim Livre, o qual encontrei por acaso, nas minhas eternas pesquisas sobre os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Mértola. Estas terras são para mim muito queridas e por isso fiquei tão agradavelmente surpreendida pela bela recolha que constitui já o seu blog.
(...)

Vejo, com satisfação, que continua em boa forma e que, depois destes anos todos a falar e escrever desta nossa terra, ainda consegue "dar à luz" coisas novas.

Agora, é só tirar conclusões.