segunda-feira, 28 de junho de 2010

Penteadeiros, monte cujo topónimo pode estar relacionado com o artesanato têxtil

[Um aspecto do "monte". Foto JV, 2009]

Indicamos este pequeno monte pela designação local comum pois não o ouvimos designar por outra, tal como em toda a documentação local que consultámos. Contudo, nos censos populacionais de 1991 e 2001 ao dispor na Internet consta no singular e não no plural. Tal como o habitualmente consultado Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, assim o indica.

Admite este linguista que o topónimo possa derivar de penteado (adjectivo) ou de Penteado (nome próprio).

Podemos começar por ele que acaba por não ser fácil de abordar.

O topónimo, segundo refere o jornalista Pedro Ferro, parece aludir à tradição da tecelagem no lugar (2), o que não nos escandaliza, pelo contrário, visto os teares possuírem pentes, de onde poderá ter derivado a palavra.

Notar que o monte é conhecido principalmente por nele residir e trabalhar (?) a última tecedeira de lã e linho do concelho, utilizando as técnicas antigas, auxiliada pelo marido que ainda semeava o linho - a única pessoa que ainda o fazia no concelho onde outrora tanto se semeou.

O monte possuiu outro nome, possivelmente antes e que obtivemos consultando as Memórias Paroquiais de 1758 onde é referido como “Monte das Pereiras” e em alternativa, Penteadeiros, no plural.

Nunca lhe ouvimos chamar tal, mas pode ser que o topónimo tenha ficado na memória de alguns. Como é conhecido, existem vários casos de toponímia dupla, de uma maneira geral uma antiga e outra moderna, como é o caso de Fonte Almece, depois Vascão.

Era daqui natural uma das vítimas de um desmoronamento de terras ocorrido às Zorreiras a quando da construção da estrada Alcoutim-Pereiro que teve lugar em 1877.

Em 1881 o Administrador do Concelho oficia ao Regedor de Martim Longo no sentido de mandar tapar uma poça que existe no monte de Penteadeiros, fronteira à morada de Domingos Lopes, pois pode originar algum acontecimento fatal e prejudica a higiene pública. (3)

A nível de população sabemos que de 1911 a 1991 perdeu 77%. Naquela data, segundo o censo, tinha sessenta e nove habitantes, número que se estabilizou até à década de sessenta, com 68, iniciando-se então o êxodo, já que em 1981 só tinha 24 e dez anos depois, 16.

No último censo (2001) o número desceu para nove e a desertificação não deve estar muito distante.

[Outro aspecto da pequena povoação]

Esta pequena povoação fica próximo do monte de Santa Justa e de Martim Longo, sede da sua Freguesia. O pequeno ramal que a serve foi adjudicado em 1993 por quase quarenta e sete mil contos, com uma faixa de rodagem (alcatrão) de quatro metros.(4)

Em 2000 foi reconstruído um forno público (5) e a água levada ao domicílio quatro anos depois (6) enquanto os arruamentos beneficiados em 2006.

NOTAS

(1)–Obra citada, p. 1158.
(2)–“A Face oculta da Lua”, in jornal Público de 24 de Setembro de 1993.
(3)-Of. nº 8 de 26 de Janeiro.
(4)-Boletim Municipal nº 12, de Abril/93.
(5)–Alcoutim, Revista Municipal, nº 7 – Março de 2000, p.11.
(6)–Alcoutim, Revista Municipal nº 11 – Janeiro de 2005, p. 9.
(7)–Alcoutim, Revista Municipal, nº 13 – Dezembro de 2006, p. 13.