sexta-feira, 25 de junho de 2010

Almofadas



Apresentamos hoje na rubrica Etnografia duas almofadas feitas pela mesma pessoa por volta de 1925, pelo que terão cerca de 85 anos.

Foram executadas no monte de Afonso Vicente, freguesia de Alcoutim e estavam por estrear pois não se encontravam cheias, o que fiz agora com lã proveniente de um velo que naquele monte me foi oferecido por um “maioral de ovelhas”.

Recorri a quem é um pouco mais nova do que as almofadas para me ensinar e ajudar a preparar a lã em condições de ser utilizada.

O método utilizado foi adaptado aos dias de hoje pois a cinza do loendro foi substituída por um detergente industrial e o pego no barranco por vasilha de plástico, enquanto a água foi aquecida no fogão a gás quando antigamente o era ao fogo de lenha.

Estendida para enxugar sendo mudada a sua posição foi depois sovada com uma vara de loendro e a seguir “cremeada”, isto é, esfarrapada, tirando-se-lhe as impurezas que ficaram agarradas.

O desenho do gato é ingénuo e encantador, o pano fraco e pouco encorpado e o folho muito vaporoso e cor-de-rosa.

Tem uma forma rectangular.

O outro exemplar é circular e a “ilustração” é feita com a figura de um galo mas de ponto diferente do exemplar anterior.



Por estas alturas os montes estavam pejados de gente que foi aumentando até meados do século, para depois se inverter a marcha até aos dias de hoje, verificando-se a extinção de população em muitos como aqui já temos referido.

Ainda que as actividades principais fossem a agricultura e a pastorícia, havia quem se dedicasse, como complemento e em situações propícias ao pequeno comércio. O povo chamava-lhes “lojeiros”, muitos deles transportando a “loja” às costas, enquanto outros o faziam em burros.

Vendiam linhas, riscados, panos baratos, pequenas coisas indispensáveis à vida dos “montes”, mas mesmo assim poucas pessoas podiam dar-se ao luxo de fazer almofadas como estas!

Espero que a bisneta de quem as fez as saiba interpretar e conservar por muitos e longos anos como referência familiar e demonstrativa de uma época.