domingo, 27 de junho de 2010

Ribeira da Foupana

[Pontão na Ribeira da Foupana ao Monte da Estrada. Foto JV, 1990]

Esta ribeira é importante para o concelho de Alcoutim pois atravessa-o no sentido Oeste/Este, sendo o único curso de água que passa por todas as freguesias do concelho.

Formada por dois braços, nasce um nas proximidades da Corte João Marques, da freguesia vizinha do Ameixial, concelho de Loulé e o outro em Vale da Grua, freguesia de Cachopo, que pertenceu ao concelho de Alcoutim e actualmente ao de Tavira, ambas na Serra do Caldeirão.

[A Ribeira da Foupana junto ao Monte das Mestras. Foto JV, 2010]

O braço originário da Corte João Marques entra no concelho de Alcoutim próximo do Monte da Estrada, freguesia de Martim Longo e conflui com o outro junto do “monte” das Mestras, da mesma freguesia.

Em 1989 a Câmara Municipal de Alcoutim mandou construir junto ao Monte da Estrada um pontão para se poder vencer o ribeiro. (1)

Corre depois, após passar por baixo da estrada que nos leva ao Barranco do Velho, nas proximidades de Pêro Dias, ainda na freguesia de Martim Longo. Vai servir de linha divisória com a freguesia de Vaqueiros e mais à frente separa esta freguesia, da de Giões num pequeno troço.

[Ribeira da Foupana que divide Martim Longo de Vaqueiros. Foto JV, 2010]

Corre, entretanto, a sul da freguesia do Pereiro onde se construiu uma ponte para a passar e onde recentemente foi feito um açude. Seguidamente é a vez de servir a freguesia de Alcoutim, dividindo-a da de Odeleite, sendo a Palmeira a povoação mais próxima.

[A Ribeira da Foupana na Freguesia do Pereiro. Foto JV, 2010]

Junta-se ou desagua na Ribeira de Odeleite no sítio das Pernadas, abaixo do moinho do carvão, já no concelho de Castro Marim com cerca de cinquenta quilómetros de percurso, grande parte no concelho de Alcoutim, (2) indo desaguar pouco depois no Rio Guadiana.

Vários moinhos e azenhas exerceram a sua função até meados do século passado e estavam espalhados por todo o seu percurso.

Existem alguns locais onde nos cálidos meses de verão apetece tomar um banho refrescante.

É possível também praticar a pesca. Nas margens, encontra-se a vegetação própria da região como o poejo, a hortelã da ribeira, ervas aromáticas utilizadas na confecção de pratos típicos, o rosmaninho o alecrim e a esteva, não esquecendo os loendros.
Nas margens mais aprumadas, há oliveiras provenientes da enxertia de zambujeiros e amendoeiras. Nos locais mais frescos, os freixos ou álamos.

[Ribeira da Foupanilha, entre Vaqueiros e Pão Duro. Foto JV, 2010]

Entre outros, no concelho de Alcoutim tem como afluente, na margem direita, a ribeira da Foupanilha, que nasce na freguesia de Cachopo, com um curso de cerca de dez quilómetros. Corre entre Vaqueiros e o Pão Duro.

NOTAS
(1) – Boletim Municipal, nº 5 de Setembro de 1989, pág. 5
(2) - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 11, pág. 718.