quinta-feira, 24 de março de 2011

O ferrado



Desconhecia totalmente este utensílio que vim a conhecer em Alcoutim, mas muitíssimo depois de lá ter chegado.

Penso ser hoje um objecto completamente caído em desuso, pelo menos como o que a foto apresenta, feito de barro e uma das peças que saíam das variadíssimas olarias que existiam até meados do século passado, já que o concelho de Alcoutim tinha na pastorícia uma das suas actividades principais. Já não existe quem os faça e se existisse, seria a preços relativamente incomportáveis.

Hoje e mesmo sem tomar em consideração a ordenha mecânica, quem ordenha não o faz para um ferrado de barro, mas sim para qualquer outro objecto, tipo balde e onde o plástico impera.

O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea – Academia das Ciências de Lisboa – Verbo, 2001, II Vol, p. 1727 a que recorri, apresenta-me o seguinte significado: - Vaso geralmente de lata, com bica e asas, para ordenhar vacas, ovelhas ou para transportar leite.

Tenho de ter em consideração que o dicionário apresenta duas entradas, a primeira como substantivo com 6 significados, sendo este o 5º. A segunda, como adjectivo, indicam-se 8 hipóteses.

Reparar que o ferrado tem uma configuração muito aproximada às velhas candeias de barro para utilização do azeite como iluminação.

Era fabricado nas olarias de Martim Longo.