sexta-feira, 4 de março de 2011

Vilas e Aldeias - ALGARVE RURAL



Livro de formato 16,5X24 cm e 172 páginas de bom papel a cores e bastante ilustrado.
Editado por uma parceria Globalgarve / Alcance / In Loco / Costa Vicentina, 2ª Edição, Maio / 2003, procura dar a conhecer nos seus vários aspectos a Costa Vicentina, a Serra de Monchique, o Barrocal, a Serra do Caldeirão, o Nordeste Interior e o Vale do Guadiana.

Ainda que nada seja referido sobre Alcoutim quando se indica a Serra do Caldeirão de que faz parte, vamos encontrar no Nordeste Interior referências a Vaqueiros e a Martim Longo e no Vale do Guadiana a Alcoutim. O texto aborda vários aspectos de carácter geográfico, histórico, monumental, tradicional, gastronómico e outros, é acompanhado de várias fotografias e fornece informações de carácter turístico: festas, feiras, mercados, restauração, alojamentos, serviços e entidades.

Quanto a Vaqueiros e Martim Longo a informação pauta-se no mesmo sentido, referindo quanto à primeira, além de outros aspectos, a Cova dos Mouros (antiga mina) e o Monte das Ferrarias. Como receita gastronómica é apresentada a "moleja". Em Martim Longo encontramos indicados vários moinhos nas ribeiras do Vascão e da Foupana e a gastronomia está representada pelo "guisado de lebre".

O exemplar foi-me oferecido.