quinta-feira, 10 de março de 2011

Pá de forno



Mais um objecto caído completamente em desuso mas que ainda em meados do século passado existia em abundância por todos os montes do concelho.

Apesar do êxodo das pessoas já se fazer sentir para o estrangeiro, nomeadamente para a França e Alemanha, no País para o litoral algarvio, cintura industrial de Lisboa e Setúbal, os montes ainda tinham gente, principalmente aquela de idade que já não lhe permitia uma mudança de vida para a qual não estava preparada.

Os que ficaram continuaram a fazer o que tinham feito toda a vida, enquanto os filhos, após a 4ª classe quando isso foi possível, desandaram à procura de uma vida melhor nos mais variados ramos de actividade e com o apoio total dos pais.

A maioria dos montes estava completamente isolado, sem acessos, a não ser alguma vereda por onde passavam os burros e outras bestas, energia eléctrica nem pensar e até a água potável em muitos casos não era fácil obter, pois os poços nos anos menos pluviosos secavam, situando-se naturalmente nos locais mais baixos pelo que ficavam normalmente a alguma distância dos montes, na maior parte das vezes situados em posições elevadas o que originava um transporte difícil para as pessoas e mesmo para os animais.

Apesar do número irrisório de sementes que o trigo proporcionava, não havia outro remédio a não semeá-lo pois o pão era fundamental e indispensável para a manutenção da família.

[Enfornando. Foto JV, Abril de 2005]

As amassaduras eram semanais e as pás indispensáveis para a colocação da massa no lugar aconselhável do lar do forno. Em sentido contrário, era ela que ia buscar, habilmente manejada, o pão já cozido.

Como se vê pelo exemplar apresentado tinha uma base de madeira de forma trapezoidal a que se adicionava um pau mais ou menos direito e com o comprimento adequado à sua função.

O trigo deixou de semear-se, pois os braços dos homens já não tinham força para trabalhar a terra, o mesmo acontecia às mulheres para amassar o pão.

Depois, com o 25 de Abril tudo se transformou.