quinta-feira, 17 de março de 2011

Telhados de Alcoutim



A Câmara Escura de hoje tem por título” Telhados de Alcoutim” e a foto foi tirada por mim do Castelo e em Setembro de 1986.

Trata-se de um pequeno trecho da parte alta da Vila que tem como elemento central a Capela ou Igreja de Nª Sª da Conceição.

Os telhados são na sua grande maioria representados por uma só água e dos visíveis são todos de telha de canudo ou árabe, excepto o da antiga escola ao fundo e um de construção mais recente, na Rua de D. Sancho II junto às escadinhas da “Conceição”, local por onde teria passado a muralha da vila.

Todas estas telhas assentavam em canas que formavam uma espécie de forro a que se chamava ou chama “caniço”.

Só conheci na Vila um único telhado da chamada telha “Marselha”, tratava-se do edifício onde funcionaram os serviços da Guarda-Fiscal e hoje ocupam os de Finanças.

O primeiro telhado com a chamada telha Lusa, telhas rectangulares e que uniam rigidamente por encaixe teve lugar em 1970 e provocou complicação a sua aplicação aos então pedreiros pois nunca tinham trabalhado com tal telha. Devido à falta de esquadria das áreas a cobrir, acrescido com a inexperiência dos operários, originou um mau telhado como ainda hoje se pode verificar.

Em alternativa aos telhados com telha de canudo, construíram-se terraços ao gosto do litoral de que ainda existem alguns exemplares.

As telhas de canudo hoje abandonadas têm sido compradas ao desbarato para a construção no litoral do Algarve, onde são muito apreciadas pelos estrangeiros.