segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Moinho de café



Este moinho não é antigo, é relativamente recente, mas é muito parecido com os que conheci em Alcoutim.

Na altura informaram-me que vinham de Espanha. A verdade é que eu não conhecia tal utensílio, pois em minha casa comprava-se a peso o café já moído que vinha em grandes latas circulares ilustradas com elementos que faziam a propaganda do produto.

O café em Portugal do tipo que estamos falando foi sempre uma bebida apreciada e muitas vezes utilizada pelas classes mais desfavorecidas como refeição, com sopas, com as migas ou de qualquer outra maneira.

O café português e proveniente das ex-colónias era considerado de boa qualidade e muito procurado pelos vizinhos espanhóis que o recebiam em grande parte por contrabando, sendo um dos principais produtos no sentido Portugal-Espanha.

Em Alcoutim, o contrabando era efectuado atravessando o Guadiana a nado, transportando o contrabandista a carga às costas, devidamente acondicionada. Nunca vi, mas sei que existiam peças próprias para o fazer, O café era sempre transportado em grão para melhor segurança e acabado de moer tornava a bebida mais apaladada.

Ainda hoje devem existir velhos moinhos deste tipo espalhados pelo concelho.