segunda-feira, 26 de março de 2012

Aspectos do Reino do Algarve nos séculos XVI e XVII - A "Descrição da Alexandre Massaii (1621)



A Descripção do Reino do Algarve é um minucioso relatório da visita de inspecção que o engenheiro Alexandre Massaii fez, em cumprimento de ordens bem definidas, o qual se destinava a ser presente a Filipe III de Espanha.
O autor deste estudo sistematiza e trata os elementos contidos na informação transmitida pelo documento e compara-a com o de corografias de data anteriores, do que resulta um leque de aspectos de ordem económica, social, demográfica e militar, que vão enriquecer o conhecimento da região, e, finalmente, divulga o texto na sua forma original
.

É a transcrição do que consta na contracapa deste trabalho de autoria de Lívio da Costa Guedes. De 16X23 cm e 269 páginas é uma edição do Arquivo Histórico Militar e teve lugar em Novembro de 1988.

Este estudo põe em comparação “A descrição do Reino do Algarve” com a descrição das ”Diligências efectuadas em 1617”.

Procura o estudo analisar a Economia, a Infantaria e postulação e a Fortificação permanente da costa.

São várias as referências, como não podia deixar de ser, a Alcoutim. Entre outras encontramos dados relativos à sua localização e fortificação, ao comendador, aos rendimentos e ao número de defensores que tem tanto na vila como espalhados pelo seu termo em que se incluem Fornazinhas, Pereiro, Alcaria Queimada, aldeia de Martim Longo, Giões e Vale do Corpo que presumo tratar-se de Cachopo.

Adquiri o trabalho numa livraria então existente na cidade de Faro.