quinta-feira, 29 de março de 2012

Oleões!


Se o concelho de Alcoutim aparece, frequentemente, na cauda das estatísticas realizadas a nível nacional e no pior sentido, não me parece que sobre este aspecto isso venha a acontecer, o que se torna gratificante.

Eu não tenho dados para me pronunciar, mas o que sei é que, por exemplo, na cidade onde vivo e na área onde resido não existe nenhum oleão, não conhecendo mesmo que esse sistema de recolha de óleos usados tenha sido implementado pela autarquia, o que penso acontecer na maioria dos concelhos do país.

Chegou-me a notícia que foi estabelecido entre a autarquia local e as empresas Reciclimpa e Oleão Sul um protocolo no âmbito do qual foram colocados oito oleões no concelho de Alcoutim.

Concordo totalmente com a sua distribuição ou seja Alcoutim (2), Martim Longo (2), Pereiro, Giões, Vaqueiros e Pessegueiro, o maior e mais dinâmico monte do concelho.

É necessário sensibilizar os munícipes para que não continuem a despejar os óleos usados na rede pública o que provoca corrosão e entupimentos nas canalizações.

Além de evitar estes inconvenientes, o seu reaproveitamento pode servir para a produção de energia térmica e eléctrica, biodiesel, sabão, velas, detergentes, graxas, etc. o que cria, naturalmente, postos de trabalho tão necessários para combater o desemprego.

Sobre este aspecto, é certo que Alcoutim não está na cauda!

Eu continuo a ser obrigado a deitar os óleos velhos na rede pública de esgotos1!