sexta-feira, 9 de março de 2012

Quando ainda se casava!



A nossa Câmara Escura de hoje é representada por uma fotografia que recorda o percurso de uma noiva para a igreja matriz, na qual se ia celebrar o seu enlace matrimonial.

Deve ter-se passado há 44 anos, se a memória não nos falha e nessa altura os casamentos obedeciam a estas normas devido às pequenas distâncias a percorrer, à quase inexistência de veículos automóveis e até às ruelas medievais da vila.

Ainda que esta fotografia não seja nossa e pertença à colecção do nosso colaborador José Madeira Serafim, a quem agradecemos, temos outras do mesmo evento a que tivemos o prazer de assistir como convidado da noiva. Foi, aliás, dos poucos casamentos a que assistimos em Alcoutim.

Acompanhada do padrinho, já falecido, percorreu a Rua da Misericórdia a caminho da Igreja Matriz onde o noivo já se encontrava e que fez igualmente o percurso a pé, acompanhado dos seus convidados.

Reconhecemos quase todas as crianças que ladeiam a noiva.

Apesar de alguns problemas de saúde, os nubentes continuam a percorrer o mesmo caminho e que o façam por muitos mais anos, são os nossos votos.

____________________________________

Rectificação

Apresso-me a rectificar o erro cometido ao dizer que a foto tinha sido cedida pelo nosso colaborador José Madeira Serafim que nos comunicou isso não ser verdade, o que muito agradecemos.
Admitindo que não venha a cometer outro erro semelhante, penso que a colaboração é de Amílcar Felício.
Tenho que me convencer que já não posso ter muita confiança na minha memória, que em tempos foi de ferro mas que hoje, anda muito por baixo e consentânea com a idade.
As nossas desculpas aos leitores.


JV