Na secretaria da Câmara Municipal de Alcoutim existia, nos
finais da década de 60 do século passado, pendurado numa parede a fotografia de
um barco que eu presumo ser este. Penso que não havia qualquer texto
explicativo e perguntar algo sobre ele seria descabido já que ninguém sabia
explicar-me o brasão de armas da Vila. Desconheço o destino de tal quadro.
Se é este o barco que estava representado, o que tenho
algumas dúvidas, tratava-se de um navio de carga construído em Vancouver,
Canadá em 1943.
Adquirido pela Sociedade Geral de Comércio, Indústria e
Transportes de Lisboa, é reconstruído em 1946 pela Companhia União Fabril, no
Estaleiro Naval da A.P.L., em Lisboa e registado na Capitania do porto de
Lisboa, em 16 de Janeiro de 1947, com o nº G 484.
Tinha um comprimento de 134,56 m , boca máxima de
17,38 e um calado à proa de8,15.
O peso bruto é de 10.526 toneladas e tem uma capacidade de 14 395 m3 .
Com uma máquina que desenvolvia uma potência de 2500
cavalos, alcança uma velocidade máxima de 11 nós.
A tripulação compunha-se de 35 elementos.
Certamente que o nome dado teria sido uma homenagem à
pequena vila ribeirinha na margem do Guadiana.
A actividade marítima esteve sempre muito ligada aos
alcoutenejos, possivelmente devido ao seu contacto diário com as águas do
Guadiana, rio que potenciava a sua existência.
Foram imensos os mancebos que escolheram a Marinha quando
tiveram de cumprir o seu serviço militar e alguns acabaram por seguir essa
carreira, alcançando muitos o oficialato.
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