sexta-feira, 12 de abril de 2013

O tojo


Mais uma planta que é muito vulgar no concelho de Alcoutim. É típica da flora Atlântica da Península Ibérica e de toda a Europa de clima temperado.

Planta arbustiva da família das leguminosas, com espinhos, folhas verdes, esguias e flores amarelas. O fruto é uma vagem achatada.

Cresce em terrenos pobres.

Há várias espécies de tojo com características levemente diferenciadas: o arnal tem espinhos robustos, o gatunha é baixo e ramoso, o molar, como o nome indica, é mais débil e com espinhos finos, o durázio está em posição contrária a este último, pois além de ser elevado tem fortes espinhos, o manso munido de pelos deitados e o gatão de ramos acetinados, são algumas das referidas.

O gatão poderá ter dado origem ao topónimo da zona rústica da freguesia de Alcoutim, nas proximidades da Ribeira da Foupana e conhecida por Fonte do Gatão.

O tojo é indicado para cama de gados, para estrume e aquecimento de fornos, mas em Alcoutim era só utilizado nas “matações” para chamuscar os porcos, visto arder com muita facilidade.

Derivado de tojo temas na nossa toponímia dezenas de casos, entre os quais Tojal, o plural Tojais, Tojeira entre outros.