sábado, 4 de maio de 2013

Campo de Futebol da Fonte Primeira


Esta foto é dos princípios dos anos 60 do século passado e como o título indica é tirada no “estádio” da Fonte Primeira.

Trata-se de uma partida de futebol em que figura o Grupo Desportivo de Alcoutim, de camisolas listadas e outra equipa que desconheço mas que poderá ser, como era habitual, a equipa da vizinha Sanlúcar do Guadiana.

A foto representa a entrega de um ramo de flores por duas jovens, uma delas a alcouteneja Maria da Conceição, vulgo Bia Martinho, ao capitão do G. D. Alcoutim, Francisco António João, vulgo Chico Balbino.

No primeiro plano e do lado esquerdo o” extremo” local, uma das vedetas da equipa, José Francisco Cavaco que amavelmente nos cedeu a fotografia.

Nesta altura havia jovens para jogar futebol mas não havia um campo condigno; hoje não há jogadores mas existe um bom campo com tapete sintético.

São sopas depois de almoço, como diria o nosso saudoso amigo Luís Cunha.

O grande rossio da vila de Alcoutim foi encurtando pelos mais variados motivos e encontra-se hoje desaparecido.

Em tempos serviu para o povo recolher lenha, pastagem e amarração dos animais, principalmente de quem se dirigia à vila.

A Fonte Primeira (nunca encontrei a Segunda) além de ter servido para campo de futebol era o local onde se realizavam os movimentados mercados mensais e conhecidos principalmente pela transacção de ovos e gado ovino com relevância para o de Março, considerado o grande mercado de borregos. As” boleiras” locais também não faltavam.

Primeiro desapareceu o mercado, depois foi a vez da feira em que a transacção principal era o sal, então indispensável para a conservação de alimentos.

Pequena nota
Após a " postagem" fui contactado pelo nosso Amigo e colaborador Amílcar Felício, que se encontra na foto mas que eu não reconheci no sentido de me informar que aquele jogo era entre a Velha Guarda do G.D.A. e a nova equipa.
Informa-me que além da figura feminina que refiro, se encontrava também Maria dos Anjos Horta e Maria Bárbara, (vulgo Babi).
Refere igualmente a presença de António Vicente (vulgo António Emílio), Manuel do Rosário (sapateiro), José Tiago e no 1º plano Carlos Barão.
Por outro lado recebi o pedido da fotografia para uma filha de Chico Balbino.
Aqui ficam mais estes dados.
JV