domingo, 5 de maio de 2013

Parabéns para a minha neta


 Hoje os meus visitantes / leitores vão-me perdoar por ocupar este espaço com uma mensagem muito pessoal e destinada à minha neta que hoje festeja o seu 7º aniversário.

Não é a primeira vez que a refiro no A.L. como os leitores assíduos certamente terão uma ideia.

Não é tão descabida como pode parecer, pelo menos para alguns, a inclusão neste espaço já que a MARIA tem raízes alcoutenejos pois a avó paterna é natural da vila de Alcoutim e a grande maioria dos seus ascendentes, por este costado, até à 7ª geração, é oriunda do concelho de Alcoutim, de povoações diferentes como da vila, Marmeleiro, Afonso Vicente, Torneiro, Tacões, Vascão, Palmeira, Velhas, Sta. Marta e São Martinho, entre outras.

Naturalmente que o avô paterno não deixou de lhe oferecer uma lembrança, como anualmente faz.

Entendeu que era a altura de lhe ofertar uma lembrança especial e começou a magicar o que havia de ser, algo de muito pessoal.

Uma mobília de quarto completa para as suas bonecas era capaz de ser algo que ela receberia bem.

O avô nunca teve lições de marcenaria, a não ser o que aprendeu com seu pai que também não era profissional dessa área, mas sim um curioso.

Com todas as imperfeições facilmente calculáveis acabou por sair a mobília que os leitores poderão observar nas imagens que se seguem.

A MARIA, que frequenta o 1º ano de escolaridade e que já vai lendo alguma coisa, procura-me quase diariamente na “Redacção do ALCOUTIM LIVRE” dizendo-me:

- Babá (como resolveu chamar-me), estás a escrever um “artigo”?

- É sobre Alcoutim e para o teu blogue?

- O meu papá também escreve “artigos” e eu quando for crescida também vou escrever.

- Babá, és um grande escritor!

Tudo isto porque a minha neta tem sido criada dentro deste ambiente que para ela acaba por ser normal. Quem sabe se um dia não irá escrever sobre qualquer coisa, como o tem feito o avô e o pai, mas possivelmente não o fará sobre Alcoutim, mas quem sabe?!

A feitura do trabalho teve que ter um pouco de imaginação, muita paciência e principalmente muito amor.

A cama está provida de estrado e colchão. A cómoda de espelho e as gavetas não são fictícias. Os candeeiros de mesa-de-cabeceira foram feitos de rolhas de cortiça, o guarda-fato tem espelho interior na porta e está provido de cabides.

As roupas, não as sabia fazer e tive que recorrer a uma costureira que se esmerou no trabalho. Estão muitíssimo bem feitas. Nunca lhe tinham pedido um trabalho deste tipo.

Devido à minha ida para Alcoutim, vi-me obrigado e entregar a prenda antes do dia do aniversário.

Sabia que o avô tinha uma prenda de anos mas não sabia o que era.

Quando a fui chamar para a ver, ficou muito confusa e disse-me:- Oh babá, és o melhor avô do Mundo! Ficou eufórica e dava pulos de contente. Ao levá-la para casa, solicitava todos os cuidados, - vejam lá, não quero nada partido. Nesse fim de dia, até o” Panda” ficou para trás!

TER UMA NETA, É TER UMA RIQUEZA!

MUITOS PARABÉNS, MICOTINHA, UM BEIJÃO DO AVÔ.