domingo, 5 de agosto de 2012

saberes e sabores - Da Terra e do Mar



Como prelúdio da Mostra Internacional da Renda de Bilros, foi lançado no dia 26 de Julho último, na cidade de Peniche, mais um livro de Ida Guilherme de 56 páginas de formato A/4.

Com impressão e acabamento em gráfica local, teve uma tiragem de 500 exemplares.

Bom papel e fotografia.

É trabalho multifacetado representando, efectivamente, as áreas que a autora domina. Passando pela poesia, a renda como mestra rendilheira, mas principalmente pela criação de piques, pensando eu tratar-se uma das pessoas mais eruditas nesta área do conhecimento, a pintura, onde a óleo tem retratado com minúcia e arte aspectos paisagísticos e da vida local.

A 4ª vertente tem a ver com os sabores, da culinária e doçaria, áreas que confessa não dominar, mas apresenta receitas emblemáticas da sua terra natal que a mãe executava a nível elevado. Dá a conhecer a receita conventual dos Pastéis de Peniche e dos Esses de Peniche, receitas que foram cedidas a sua mãe na década de trinta do século passado por quem lhas confiou.

Na gastronomia, apresenta a Caldeirada Berlengueira e a Lagosta Suada.

Ida Guilherme, que é natural de Peniche e onde vive, foi professora de Lavoures Femininos dos Liceus, Mestra de Formação Feminina do Ensino Técnico Profissional e Professora de Trabalhos Oficinais do Curso Unificado do Ensino Secundário.

Em 2002, a Câmara Municipal de Peniche atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal da Cultura.

Além deste, tem mais cinco livros publicados que abrangem as vertentes do seu gosto e domínio.

Apresentamos seguidamente o início de um trabalho em renda e um óleo sobre a Berlenga e que constam do livro.