quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"À la minuta"


 
O Escaparate de hoje tem a colaboração de uma assídua visitante / leitora praticamente desde o início deste espaço, já se passaram quatro anos.

Outras fotografias aqui publicadas tiveram a mesma origem, facto que tem enriquecido esta rubrica.

A única coisa que sabemos é que se trata de um grupo de alcoutenejos que admitimos ser originário dos montes do rio.

Chamou-nos a atenção o fundo da foto que representa grande “palácio”, painel da propriedade do “artista” que explorava o negócio e que foi muito usado até meados do século passado nas feiras que tinham lugar por todo o país. De cada um dos lados do painel, apesar da pouca qualidade da fotografia e da sua antiguidade, nota-se um tom mais escuro que presumimos ser do material com que se fazia o estúdio provisório que se montava e desmontava com facilidade.

Os figurantes, apresentando quase todos alguma juventude, em número de onze, são todos do sexo masculino e não será por este número que o indivíduo da esquerda segura com as mãos uma bola, hipoteticamente de futebol.

Reparámos também na existência de dois cajados, objecto de auxílio muito utilizado na época pelos alcoutenejos e que entre outras utilidades servia de meio de defesa.

Nos finais dos anos 60 ainda se viam bastantes, alguns vindos de Espanha, principalmente nas feiras e mercados da região.

Admitimos que a foto do grupo de amigos tivesse sido tirada na feira de S. Marcos, a mais movimentada de todo o concelho e praticamente a única existente nos nossos dias, pelo menos com alguma dimensão.

É mais uma fotografia” à la minuta”.