segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ovos mexidos com tomate


Outro prato que foi e penso ainda ser muito utilizado pelos alcoutenejos. Para mim os ovos são de tomatada o que praticamente era desconhecido em Alcoutim e que acabei por ensinar a alguns alcoutenejos.
 
 
Os da foto foram feitos especialmente para aqui apresentar e que provei pela primeira vez. Ainda hoje a minha mulher, alcouteneja de nascimento, se lembra das birras que fazia para comer tal coisa de que nunca gostou, mas gosta de ovos de tomatada.
 
 
Ainda que muito simples, para confeccionar o prato, tive necessidade de recorrer telefonicamente a uma alcouteneja que já ultrapassou a casa dos 80 para me informar como se fazia – a coisa mais básica deste mundo!
 
 
Mas são as coisas simples que são próprias destas gentes e não as coisas complicadas que muitas vezes se apresentam como típicas e genuínas, o que nem de perto nem de longe correspondem à realidade – constitui outro mundo, o mundo da mentira.
 
 
Tira-se a pele aos tomates e limpam-se de sementes ficando assim só a polpa. É esta que vai fritar em pouco azeite e quando estiver quase frito juntam-se-lhe os ovos batidos em quantidade adequada ao tomate frito. Vai-se mexendo até ficar tudo frito. Uns preferem mais tomate do que ovo enquanto outros optam pelo contrário.
 
 
Esta foi a receita que me foi transmitida a que eu fiz uma pequena alteração e que talvez tenha melhorado. Ao azeite que tem de ser muito pouco e que deve ser embebido pelos ingredientes, juntei-lhe um nada de manteiga. Preparei um pouco de cebola e alho picados que alourei e só depois segui o tradicional.
 
 
Até a minha mulher gostou!

 
Aqui fica mais este simples prato alcoutenejo.


Nota importante

Recebemos da nossa colaboradora M Dias a sua receita de ovos mexidos com tomate que aprendeu com uma tia, também ela natural de Alcoutim e que diz:

1º Frito cebola muito miudinha e pimento também muito miudinho.

2º Frito o tomate muito maduro, cortado miudinho e sem pele e sementes

3º Junto os ovos batidos e esfarelo só um pouquinho de pão

4º Para acompanhar, batatas fritas em palitos.

Informa também que é sempre com azeite.

Como eu refiro no texto, a manteiga foi acrescentada por mim e por isso nada tem a ver com a genuinidade da receita.

A apresentada pela nossa colaboradora é muito mais requintada e até tem acompanhamento.

Isto das receitas são como os contos, cada qual acrescenta-lhe um ponto.

Confesso que gosto de cozinhar mas sou incapaz de seguir rigorosamente uma receita pois procuro sempre transmitir-lhe um cunho pessoal.

Caros leitores alcoutenejos, digam como é a vossa receita de ovos mexidos com tomate.

JV