sábado, 20 de outubro de 2012

Quadros da vida rural alcouteneja [5]



Escreve

M Dias


O LEITE DO PADRE

Foi por volta dos anos 59/60 que na nossa escola começou a ser distribuído um tal leite em pó (não recordo a marca), mas no monte era designado leite do padre ou leite da escola. Isto porque tanto quanto sei, era enviado para a igreja e daí distribuído pelas escolas.



Era-nos fornecido também um queijo de cor alaranjada e se bem me recordo em fatias grossas de forma triangular.

Aconteceram no início histórias cómicas com algumas mães a resistirem a não dar aquele leite e o queijo às suas crianças por desconfiarem de tais produtos! Leite em pó, e queijo alaranjado? Coisa completamente desconhecida por aquelas bandas! Queijo era branco, redondinho e de ovelha! Leite, em pó era coisa mesmo muito estranha. Bem, mas com o passar do tempo, alguma sensibilização e informação levada a cabo pela professora, lá foram aceitando a oferta e permitirem que os filhos os consumissem. Até porque, salvo uma ou outra excepção a criançada gostava e era mesmo muito agradável O queijo era (penso eu) holandês.



Passados mais de 50 anos, temos conhecimento que as escolas do ensino básico estão a assegurar o pequeno-almoço, e nalguns casos até o almoço a todas as crianças! Afinal, o nosso País continua pobre! Ou ainda mais pobre? Ou mais rico?
Actualmente os nascimentos de crianças são controlados, ao contrário dos anos 50! Agora há subsídios e vários incentivos! Material escolar oferecido, abono de família até aos 26 anos de idade se continuarem a estudar (uma miséria, entenda-se!) Mas, os pais, nesse tempo eram agricultores de subsistência, ou trabalhavam à jorna para patrões que pagavam quase nada. Estou cada vez mais baralhada! Alguém me explica, se possível com um desenho, como foi isto possível?