quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O "jardim" da Ti Martinha


…. No aspecto de “jardinagem”, grande variedade de cactos, malvas-rosas e gerânios simples e dobrados davam na época da floração um colorido encantador às ruas, ruelas e becos da vila.
A casa da Ti Martinha tinha sempre uma posição de destaque, muitas vezes registada pela máquina fotográfica de turistas,
Também nós nos quedámos apreciando aquele colorido.

Escrevemos estas simples palavras no nosso trabalho, Alcoutim, Capital do nordeste algarvio (subsídios para uma monografia), 1985, p. 60.

Pouco resta do que a fotografia apresenta.

A “casa da Ti Martinha” situava-se ao cimo da Rua Dr. João Dias e dava para a Rua da Parada, local central do velho burgo, aproveitado por isso mesmo para se “apregoar” qualquer coisa que fosse importante para a população da vila, como por exemplo anunciar que havia à venda em determinado local isto ou aquilo, peixe, produtos hortícolas, etc.

O último pregoeiro que conhecemos, o Sr. António Martins, vulgo António do Vinagre ou então “enterrador”, recebia pelo trabalho uma compensação, normalmente, no produto que se pretendia vender.

A “casa da Ti Martinha” era uma construção típica da zona, que pensamos ter sido à base de barro, xisto e grauvaque ou em alternativa, já que não a vi derrubar, em taipa.

As paredes e os beirais estavam sempre branquinhos como a neve, já que a moradora tinha sempre disponível uma lata de cal andando com frequência a fazer o retoque onde era preciso.

Para nós aquela casa era o “jardim” da vila, pois toda a sua frente tinha vasos, latas ou outro qualquer tipo de vasilha que pudesse comportar terra e dispor uma flor.

Quando o local estivesse totalmente ocupado, recorria-se à parede da casa onde se suspendiam vasos ou latas mas sempre caiados.

Não havia na vila local semelhante e quando por ali passávamos obrigava-nos a parar trocando por vezes algumas palavras com a proprietária.

Podemos esclarecer que a fotografia apresenta uma fase de declínio pois a “jardineira” avançava na idade o que não lhe permitia maiores cuidados.

Aqui fica esta meia dúzia de palavras para recordar o “jardim da Ti Martinha” que faleceu de avançada idade.