quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

D. João III


 Esta excelente colecção dos Reis de Portugal lançada em boa hora por Temas e Debates apresenta-nos a biografia de D. João III de autoria da Doutora Ana Isabel Buescu.,

Com o formato de 17,5X25 cm, comporta 416 páginas e 26 fotografia a cores colocadas ao meio do volume entre as páginas 192 e 193.

Além de novos elementos que a investigação proporcionou, mostra em anexo 14 quadros temáticos elucidativos da época, seguidos de uma cronologia que abrange os acontecimentos importantes passados neste reinado, no Reino, nas Ilhas e Espaços Ultramarinos, na Europa e por último África, América e Ásia. Não deixa de apresentar como complemento as genealogias que o reinado motiva.

Além do Índice remissivo exibe uma relação extensa de Fontes e Bibliografia.

Alcoutim aparece referido quatro vezes, todas relacionadas com o título nobiliárquico: pág.. 43, D. Pedro de Meneses, futuro Conde de Alcoutim, discípulo dilecto do humanista italiano Cataldo, pág.123, que refere o féretro de D. Manuel com a presença entre outros do Conde de Alcoutim, pág.133, no juramento de fidelidade a D. João III, no qual esteve presente o Conde de Alcoutim e pág. 136, em que Gil Vicente põe em verso o que imagina ter pensado a fidalguia, na qual se encontra o Conde de Alcoutim.