quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pequena análise sobre a colaboração de Daniel Teixeira


Vamos ter hoje a oportunidade de fazer uma pequena análise à colaboração de Daniel Teixeira nos moldes das que já efectuámos sobre as de Gaspar Santos e José Temudo.

Presentemente, Daniel Teixeira é o 2º colaborador com mais textos publicados e que somam 44, contra 61 de Gaspar Santos e 42 de José Temudo.

A sua disposição de colaborar com o A. L. tornou-se uma mais valia para este espaço por todo o potencial que encerra de ordem cultural, académica, memorial e jornalística.

Se tudo isto não bastasse, a sua escrita livre e escorreita oferece-nos quadros de grande realismo que absorvemos.

A área de observação é principalmente a “montanheira” com todos os seus problemas de sustentabilidade, de usos e tradições, do trabalho de sol a sol.

Nos quarenta e quatro textos aqui reproduzidos isso é notório e onde o realismo é palavra chave.

De nós e de todos os outros colaboradores, com excepção de M Dias, não é possível obter textos deste quilate, já que nenhum de nós teve essas vivências.

Sem Daniel Teixeira o ALCOUTIM LIVRE não seria o mesmo, pois apresentaria esta falha importante, aliás, como outras que não conseguimos suprir, como já temos referido.

Os artigos foram visitados com a especificidade já referida, pela seguinte ordem a nível de movimento:

1º - A MIGRAÇÃO NO CONCELHO DE ALCOUTIM (2010.02.24)

2º - CRÓNICAS E FICÇÕES SOLTAS – ALCOUTIM – RECORDAÇÕES – XVI [Figos de pita, medicina caseira e bruxaria] (2011.11.06)

3º - CRÓNICAS E FICÇÕES SOLTAS – ALCOUTIM – RECORDAÇÕES – XVIII [O galope do tempo] (2011.12.06)

4º - ALCOUTIM – RECORDAÇÕES – III [Não tem subtítulo] (2011.03.02)

5º - CRÓNICAS E FICÇÕES SOLTAS – ALCOUTIM – RECORDAÇÕES – XXVI [Discurso sobre o figo de pita] (2012.04.21)

O 1º lugar é obtido por um estudo alargado sobre a temática e que constitui um dos mais procurados do ALCOUTIM LIVRE, tratando-se de um texto essencialmente técnico.

Depois vêm as crónicas com destaque para a XVI que aborda o figo de pita, assunto hoje muito badalado no Sul do país. Verifica-se, igualmente, que a 5ª posição é ocupada pela Crónica XXVI que novamente aborda o figo de pita.

Significa isto que tal temática está a merecer o interesse de muitos visitantes / leitores.

Pela nossa parte, confessamos que muito temos aprendido com os textos de Daniel Teixeira, ainda que alguns dos assuntos abordados fossem do nosso conhecimento, só agora tirei muitas dúvidas e cheguei a conclusões.

OBRIGADO DANIEL TEIXEIRA PELA VALIOSA COLABORAÇÃO.