quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

D. Jerónimo de Noronha, "o Bacalhau", sobrinho do 1º Conde de Alcoutim



Fortaleza de Baçaim
Também conhecido por D. Jerónimo de Meneses, era filho de D. Henrique de Meneses e de D. Maria de Meneses, filha do 1º Conde de Cantanhede.

Era irmão entre outros de D. Francisco de Meneses, e de D. Brites e D. Joana de Meneses.

Casou com D. Isabel de Castro, filha de D. Álvaro Castro, Governador da Casa do Cível, do Conselho de D. João III e de D. Leonor de Noronha, irmã de D. João de Castro, 4º Vice-rei que partiu para a Índia em 28 de Março de 1545 levando como capitães, na sua armada, Simão Peres de Andrade, Jorge Cabral, D. Manuel da Silveira, Diogo Rebelo e o seu cunhado D. Jerónimo de Noronha.

Por mercê de D. João III foi Capitão e governador de Baçaim e batalhou na guerra de Cambaia.

Voltou ao Reino e apesar de todas as suas qualidades para ser nomeado Governador da Índia, não o foi, nem para esse nem para qualquer outro lugar no Reino, militar ou político. É assim que se manifesta D. António Caetano de Sousa na sua História Genealógica da Casa Real Portuguesa, Tomo V, pág. 181.

Gaspar Correia afirma contudo que praticou em Baçaim muitos roubos, tanto a indígenas como aos portugueses o que os levou a contactar D. João de Castro que informou atendê-los quando voltasse de Diu o que parece não ter acontecido já que D. Jerónimo era seu cunhado. Os factos terão chegado ao Reino e possivelmente daí nunca mais ter sido nomeado para postos de responsabilidade política ou militar.

Do casamento nasceram os seguintes filhos: D. Jorge de Noronha que morreu sem geração, D. Mariana de Castro que casou com Fernão Teles de Meneses, 7º Senhor de Unhão e D. Leonor de Castro que casou com D. Diogo de Eça.

___________________________________

História Genealógica da Casa Real Portuguesa, António Caetano de Sousa, Tomo V, Edição QuidNovi / Público – Academia Portuguesa da História, 2007.

Enciclopédia histórica de Portugal, Dir. d  e Duarte de Almeida, Vol. 9, Edição João Romano Torres & Cª, Lisboa, 1938.

Armadas que partiram para a Índia (1509 – 1640). Biblioteca Nacional de Lisboa, Reservados; Caixa 26, nº 153.