terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Pequena análise sobre a rubrica "TEMPLOS"

Igreja Matriz do Pereiro. Foto JV, 2005

A rubrica possui dezanove entradas que comportam textos sobre todos os templos do concelho existentes ou desaparecidos, excepto os dois de mais recente construção, ou seja a Capela de Nª Sª de Fátima no monte do Pessegeueiro e a nova de Santa Marta no monte do mesmo nome.

Os templos religiosos são sempre edifícios a considerar por mais insignificantes que sejam, pela sua monumentalidade, localização, devoção do patrono e até pela sua simplicidade.

As visitas direccionadas até agora para estes textos, obedecem ao seguinte escalonamento:

IGREJA DO ESPÍRITO SANTO, MATRIZ DO PEREIRO


(2010.04.19)


570




A CAPELA DE SANTA JUSTA

(2010.06.06)

553




IGREJA DA MISERICÓRDIA
(2009.10.24)
301




A IGREJA DE Nª Sª DA CONCEIÇÃO, MATRIZ DE MARTIM LONGO


(2009.10.28)


188




CAPELA DE Nª Sª DA CONCEIÇÃO NA VILA DE ALCOUTIM

(2010.07.08)


183

Pelo quadro apresentado verifica-se que os templos mais procurados pelos nossos visitantes / leitores foram a distância considerável a Igreja Matriz do Pereiro (freguesia extinta recentemente) e a simples Capela de Santa Justa, na povoação do mesmo nome, freguesia de Martim Longo.

A Igreja da Misericórdia de Alcoutim, hoje transformada em capela mortuária e onde não existem instalações sanitárias, vale pelo seu passado que foi possível historiar.

A 4ª posição é ocupada pela Igreja Matriz de Martim Longo, talvez o mais antigo templo do concelho e que apesar das atrocidades de que tem sido vítima mantém elementos importantes de características arquitectónicas.

A 5ª e última posição é ocupada pela Capela de Nª Sª da Conceição, na Vila de Alcoutim que se admite tivesse sido a primeira matriz da Vila e é propriedade municipal deste tempos imemoriais como disseram os autarcas no século XIX.

A mensagem menos visitada, apenas 7 vezes, foi a Capela do Espírito Santo, hoje capela mortuária da aldeia de Martim Longo.

Como se pode deduzir pelos números apresentados, as razões da procura são muito diferenciadas.