sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Lavatório de ferro (simples)



Vamos apresentar hoje o tipo de lavatório de ferro, o mais simples que conhecemos e que se destinava ou destina prin-cipalmente a lavar as mãos.

Muito usado no concelho de Alcoutim quando não havia a distribuição de água ao domicílio e pos-sivelmente pela maior parte do país.

Os dois modelos que apresentamos são seme-lhantes mas se reparar-mos bem têm algumas diferenças.

Começamos pelo formato do ferro que suporta o espelho e um pouco mais abaixo no destinado a colocar as toalhas ou pano das mãos como muitas vezes acontecia. São notórias as diferenças.

O “corpo” do lavatório num e noutro exemplar também não é igual.

O círculo superior destina-se a suportar a bacia de esmalte e por vezes de barro. Estreitando os três ferros que seguram a bacia, dão lugar a um pequeno círculo destinado a colocar uma peça em esmalte furada que se destina a colocar o sabão.

Os três ferros estruturantes voltam a abrir o suficiente para quando voltarem a estreitar poderem receber o balde igualmente de esmalte ou de barro. Ao lado, estava o jarro, do mesmo material que continha a água limpa para utilizar.

Quem viveu esses tempos sabe que ir buscar água ao poço que normalmente ficava distante e numa baixa, onde corriam lençóis freáticos, era trabalhoso e a água tinha de ser muito bem gerida. Nesse sentido, só se deitava fora a água da bacia quando estivesse muito suja.

Com o decorrer dos anos e a evolução do nível de vida com a chegada da água e da electricidade ao domicílio, já que o esgoto está muito distante de apresentar os números desejados, estas peças deixaram-se de se usar. Ainda que muitas tivessem sido postas ao abandono, outras foram recuperadas e servem hoje como objectos de decoração, como numa fotografia se apresenta e outras foram aproveitadas em parte para fazer mesas-de-cabeceira com o retiro da parte superior e a aplicação de um tampo.

Existem outros tipos de lavatório em ferro, mais completos e de que falaremos numa outra oportunidade,