quarta-feira, 2 de maio de 2012

Afonso Vicente foi um grande monte da freguesia de Alcoutim [14]

POSTO ESCOLAR

Referente ao ensino escolar, a nota mais antiga que encontrámos diz respeito ao ano de 1887. Nessa altura só havia cinco escolas em todo o concelho, uma em cada sede de freguesia e mais uma feminina na vila.

Em face da Lei saída a Câmara debruça-se sobre o assunto e quanto à freguesia da sede do concelho propõe a criação de mais três escola sendo uma neste monte e que iria abranger as crianças de Cortes Pereiras, São Martinho, Vascão e Sta. Marta. A escolha de Afonso Vicente tinha a ver com a sua situação central em relação aos outros montes, segundo se afirma. (1)

Esta proposta, que pretendia tornear as dificuldades que a Lei impunha acabou por não se concretizar. Quem quisesse aprender a ler e a escrever teria que ir para a vila que ficava a cerca de 8 km o que era impraticável.

As poucas crianças que aprendiam a ler e a escrever eram ensinadas por homens ou mulheres que se dedicavam a essa tarefa. Havia um contracto verbal entre o responsável da criança, normalmente os pais e o professor mas nem todos os pais estavam em condições de suportar tal despesa, ainda que as verbas fossem irrisórias. Por vezes o dinheiro era substituído por produtos agrícolas.

O mais antigo de que se lembravam era um Diogo que não originário desta zona e que por aqui apareceu. Depois, veio uma Ana, dos lados  de Santa de Cambas, concelho de Mértola.

Em 1917 é pedida e criada uma escola móvel em Santa Marta com o apoio do lavrador local, Joaquim Celorico da Palma pois além das instalações oferecia casa para a residência do professor e fornecia a iluminação da mesma. Esta escola tinha por fim receber além das crianças daquele monte, as de Afonso Vicente e do Coito. (2) O sr. António Patrício, de Afonso Vicente dizia-me que tinha iniciado lá a sua escolaridade.

Com a criação da escola em Cortes Pereiras, em 1929, os alunos passaram a frequentar aquela unidade.
Antiga casa onde funcionou o Posto Escolar. Foto JV

Em 1935 (3) é decidido pela Câmara pedir a criação de um posto escolar para este monte devido ao elevado número de crianças em idade escolar. Não sabemos quando começou a funcionar mas temos conhecimento que em 1939 a Câmara Municipal se debruçou sobre a falta de condições de postos escolares, principalmente do que está funcionando em Afonso Vicente, tendo deliberado mandar proceder às reparações devidas para posterior desconto nas rendas a pagar ao senhorio. (4)

Quem acabou por fazer o pagamento das despesas foi o Dr. José Pedro Cunha, – (posteriormente reembolsado) cuja filha, D. Clarisse, lá exercia funções e que dedicou uma vida inteira ao ensino.  Sou informado que este posto escolar devia ter funcionado durante cerca de seis anos. Nele também exerceu funções, D. Maria Ludovina, dos montes do rio.

A partir daí as crianças estavam destinadas a ir à escola das Cortes Pereiras. Quando esta fechou por falta de alunos, eram transportadas para a escola da aldeia do Pereiro., vindo a acontecer o mesmo a esta uns anos depois, passando todos das freguesias de Alcoutim e do Pereiro para a EBI de Alcoutim.


__________________________________


NOTAS

(1) – Acta da Sessão da CMA de 18 de Maio de 1887

(2) - Acta da Sessão da C.M.A. de 18 de Janeiro de 1917

(3) - Acta da Sessão da C.M.A. de 28 de Fevereiro

(4) - Acta da Sessão da C.M.A. de 25 de Fevereiro de 1939