quinta-feira, 31 de maio de 2012

Balança de braços iguais



O tipo de balanças de braços iguais, ainda que o princípio utilizado seja o mesmo pode apresentar formatos bem diferentes.

A sua composição obedece genericamente à existência de um travessão horizontal. Os pratos ou bandejas iguais suspendem-se por formas não uniformes nas extremidades do travessão ou barra que gira num ponto de apoio, travessão vertical, equidistante das extremidades.

Neste caso, os pratos são de alumínio, mas podiam ser de folha ou de metal amarelo que se apresentavam sempre muito bem areados. Moviam-se encaixados numa estrutura de ferro forjado.

Este indispensável instrumento destina-se (ou destinava-se) a determinar o peso dos corpos em relação a certa unidade aqui representada por pesos de ferro ou latão devidamente aferidos.

O objecto de massa desconhecida era colocado num dos pratos e no outro o peso (a massa conhecida) até se adquirir o equilíbrio que os niveladores apresentavam.

Esta balança foi utilizada durante muitos anos em Alcoutim para pesar carne.

Como é do conhecimento geral, existem muitos e variados tipos de balança, das mais às menos sensíveis, para objectos minúsculos aos mais volumosos pesos como acontece com as balanças basculantes.

Tencionamos ter oportunidade para aqui referir mais duas balanças muito usadas em Alcoutim, a balança de braços iguais para pesar peixe e a romana ou de vara para porcos e outros animais depois de abatidos e sacas com produtos agrícolas, nomeadamente, as amêndoas.