sábado, 12 de maio de 2012

De Couto no Pecado à Vila do Sal - Castro Marim [1550 - 1850]



Mais um importante livro para a história do Baixo Guadiana neste caso abordando um assunto “COUTO” que foi comum a Mértola, Alcoutim e Castro Marim que tendo uma base igual as concessões têm algumas diferenças tomando em consideração as necessidades locais e reais.

Castro Marim recebeu degredados durante 350 anos, condenados pelas autoridades inquisitoriais e da coroa.

O estudo aprofundado divide-se em três partes. A I aborda “Castro Marim: Inquisição e degredo”, a II “Castro Marim: o degredo e o Estado” e a III “Os mais procurados de Portugal [1771]”.

É muito interessante a leitura deste valioso trabalho que nos apresenta vários quadros indicando a origem e os motivos porque foram degredados

Na última parte apresenta a lista dos que não compareceram para cumprimento da pena de degredo e que por isso eram procurados (1771)

Curioso é verificar que os autores deste trabalho não são portugueses. Geraldo Pieroni é brasileiro e concluiu o doutoramento em História pela Universidade de Paris – Sorbonne, em 1996. Em 2000 já apresentava várias publicações dentro da temática da sua especialização.

Timothy Coates, natural dos EUA concluiu o doutoramento pela Universidade de Minnesota, em 1993. Recebeu a medalha de Grande Comendador da Ordem de São Tiago, honra outorgada pelo Presidente de Portugal, pelo seu trabalho de divulgação da História Portuguesa nos Estados Unidos.

Numa Edição da Livraria Sá da Costa Editora em parceria com a Câmara Municipal de Castro Marim tem o formato de 16X24 e 173 páginas apresentando várias fotografias e mapas a cores.

Da sua Bibliografia consta o nosso trabalho Alcoutim, capital do nordeste algarvio, Subsídios para uma monografia, C.M. Alcoutim, 1985), apresentando no Prefácio e Agradecimentos (p.12) em nota de rodapé uma alusão ao nosso trabalho.

O livro foi-nos oferecido pela Câmara Municipal de Castro Marim, o que muito agradecemos.