quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fernando António Rainho Thomaz Ribeiro




Escreve

Gaspar Santos


 

Leitor assíduo deste blogue, Fernando deixou-nos em 15 de Março de 2012, com 73 anos de idade, no Hospital de São Luís em São Paulo, Brasil, depois de vários meses de sofrimento. Embora em Portugal, nós acompanhámos a sua doença com grande preocupação e, por fim, um enorme desgosto.

O Fernando depois de terminar a sua vida activa, viajava muito pela Europa em particular pela Espanha e por Portugal. Tinha as suas raízes em Vila Real.

Estando ligado a nossa família do Brasil, conhecemo-nos durante uma dessas viagens de dois meses a Espanha e Portugal. Tornámo-nos amigos e ele também nos distinguia com a sua amizade. Esteve na nossa casa de Alcoutim. Viu e gostou da nossa Feira de Artesanato, onde comeu tiras de carne grelhada, coelho bravo e perdiz, bebeu sangria e assistiu à tarde musical. Comeu ensopado de enguias nos Guerreiros do Rio. Viu o Castelo e alguns dos Núcleos Museológicos.

Antes tínhamos viajado pela Costa de Caparica, Cabo Espichel, Sesimbra, Portinho da Arrábida e Setúbal. Quando passámos pelo Azeitão para lhe mostrar as velharias ele ficou deslumbrado ao ver as Adegas. Disse: Que maravilha, belo passeio. Vi a adega do vinho Periquita que eu bebo no Brasil! Fizemos muitas fotos com ele a posar com a Maria José sua esposa, junto da Firma José Maria da Fonseca.

A última vez que o vimos foi na nossa casa do Douro. Era um seu grande desejo conhecer o Douro e nós ficamos felizes por lho termos proporcionado. Durante os nossos passeios mostrámos para ele aquilo que chamava de Vale do Douro profundo, ou seja o viver próximo dos residentes, aquilo que ele nas suas anteriores viagens turísticas não vira. S. Martinho de Galafura, Régua, Lamego, Casa de Eça de Queirós, Caves do Espumante Murganheira, foram alguns desses passeios.

Natural de Juiz de Fora, formado em Direito, foi um importante político na década de 70, quando foi secretário do Governo da Prefeitura e mais tarde Deputado Estadual. Foi professor de direito constitucional na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora e ajudou a fundar duas outras importantes escolas: Centro de Ensino Superior e Estácio de Sá de que foi reitor. Em 1977 integrou o Governo Mello Reis, na secretaria de Governo. Depois concorreu e venceu as eleições para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Foi ainda deputado estadual entre 1983-1987 pelo extinto Partido Democrático Social.

Além de inteligência robusta e cultivada, reconhecíamos nele uma elevada sensibilidade que teria herdado de sua mãe a escritora e poetiza amiga de Portugal Cleonice Rainho que foi professora da Faculdade de Letras de Lisboa na década de 60. Ainda hoje viva com 97 anos, também tivemos o privilégio de a conhecer.

Em blogues brasileiros vimos também como ele era apreciado pelas suas qualidades humanas, profissionais e políticas.


Gaspar Santos e Fernando Rainho
Pequena nota

Quero associar-me a esta pequena homenagem a Fernando Rainho que não conheci mas de quem recebi palavras que muito me sensibilizaram, que guardo e não esquecerei.
JV